Mulheres alagoanas: conheça a história de 5 mulheres que orgulham o nosso estado
Pulicado em: Alagoas
mar/22
Conheça essas 5 mulheres alagoanas que se destacaram como exemplos de força, superação e grandes feitos para a sociedade, marcando a história do estado de Alagoas. Confira!
Nise da Silveira
Nascida em Maceió, Alagoas, a Drª Nise da Silveira pode ser facilmente considerada uma das maiores brasileiras de todos os tempos.
Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1926, como a única mulher entre os 157 homens desta turma. Ficando, também, entre as primeiras mulheres no Brasil a se formar em Medicina.
Foi psiquiatra, precursora dos tratamentos psiquiátricos humanizados. Reconhecida por transformar o tratamento de saúde mental no Brasil em meados do século XX.
Nise obteve diversas condecorações pelo reconhecimento ao seu trabalho, como títulos e prêmios em diferentes áreas do conhecimento.
Por fim, indicamos o filme “Nise — O coração da loucura”, para você assistir e conhecer um pouco mais da história da médica.
Ana Lins
D. Ana Maria José Lins nasceu na cidade de Porto Calvo, Alagoas, e foi uma grande revolucionária de São Miguel do Campos.
Foi uma ativa colaboradora do movimento rebelde e figura fundamental em dois episódios da história brasileira: a Revolução de 1817 e a Confederação do Equador, que pregavam valores republicanos.
Uma verdadeira heroína alagoana, mulher da qual devemos nos orgulhar por seus gestos ousados que ajudaram a combater corajosamente a chama cívica da Independência.
Linda Mascarenhas
Nascida em Maceió, Alagoas, em 1895, Linda Mascarenhas foi a maior dama do teatro alagoano.
Ela fundou a Federação Alagoana para o Progresso Feminino, criou o movimento de teatro amador em Alagoas e foi presidente da Associação Teatral de Alagoas até morrer, aos 96 anos.
Como atriz, teatróloga e líder feminista, Linda lutou contra todas as formas de desrespeito aos direitos humanos, se tornando um dos maiores exemplo de liderança feminina do estado.
Lily Lages
Médica, natural de Maceió (AL), Lily Lages destacou-se na vida acadêmica, na medicina e na política.
Foi a primeira mulher titular de uma cátedra (cadeira de professor) em curso de medicina no Brasil, na Faculdade de Medicina da Bahia.
Em 1934, após as mulheres conquistarem o direito ao voto, 9 delas foram eleitas deputadas, dentre elas a alagoana Lily Lages. Eleita a primeira deputada estadual de Alagoas e a primeira presidente da Federação pelo Progresso Feminino de Alagoas.
Marta Vieira
Por fim, vamos falar de uma grande mulher alagoana dos tempos de hoje: a futebolista Marta Vieira.
Nascida no município de Dois Riachos, em Alagoas, Marta foi a única atleta escolhida 6 vezes como melhor jogadora de futebol do mundo (2006 – 2018), pela FIFA.
Marta é a maior goleadora da seleção brasileira e da história das Copas do Mundo. Já participou de cinco Copas do Mundo, a última em 2019, na França. E com tanto talento e títulos, não é à toa que Marta Vieira seja intitulada como a “Rainha do Futebol”.
Além de tudo isso, Marta também é embaixadora global da ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres e inspiração para outras meninas no esporte.
Mais uma mulher alagoana que traz orgulho para a nossa terra com sua história de superação. Não só para quem ama o esporte, mas também para quem se importa com a igualdade de gênero.
Nise da Silveira, Ana Lins, Linda Mascarenhas, Lily Lages e Marta Vieira, mulheres alagoanas que conquistaram espaço e merecem ser eternizadas por suas atuações e contribuições humanas e sociais.
Exemplos escolhidos, hoje, para homenagear a força de cada mulher e suas histórias de superação.
Para conhecer ainda mais sobre o estado de Alagoas, confira, também, o nosso post sobre o artesanato alagoano, os principais tipos e onde encontrar. E fique por dentro, não só da história, mas também da cultura do nosso estado.
Venha conhecer Alagoas! Faça já a sua reserva através do nosso WhatsApp 82 99116-5869 ou através do site www.hoteltambaqui.com.br.
Posts relacionados
Comentários
Pesquisar mais
Categorias
Últimos posts
Redes sociais
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.