Ilha do Ferro: conheça o povoado dos artesãos alagoanos
Pulicado em: Artesanato
fev/21
Quem vem a Alagoas e busca conhecer um pouco mais da cultura e do artesanato local, precisa conhecer a Ilha do Ferro. O povoado fica dentro da cidade de Pão de Açúcar, distante 230 quilômetros da capital do estado, Maceió.
Trata-se de um pedacinho do sertão alagoano, que respira arte das mais variadas formas. A simplicidade e talento de seu povo unem-se ao lindíssimo cenário, que tem como protagonista as águas do Rio São Francisco, e transformam o povoado em um local mágico. Ficou curioso? Então venha descobrir agora por que conhecer a Ilha do Ferro!
Recanto de artesãos
A Ilha do Ferro é um pequeno povoado com cerca de 450 habitantes. Formado por artesãos, moradores de casinhas simples e bastante charmosas dividem a moradia com seus ateliês.
A maior atração do lugar são as esculturas de madeira, feitas na porta das casas, onde também ficam expostas. Você irá encontrar bancos, mesas, bonecos, animais e outros itens, todos esculpidos na madeira, feitos à mão. É também berço do bordado Boa Noite, genuinamente alagoano, que conquista turistas do mundo inteiro.
Museu de arte popular
Dentro da Ilha do Ferro, você poderá conhecer o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues de Barros. Trata-se de um museu de arte popular, idealizado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), através do professor Jairo José Campos da Costa.
O lugar leva o nome do artista, considerado como responsável por colocar a Ilha do Ferro na rota de turismo cultural do Nordeste brasileiro. Existente desde a década de 90, ele conta com uma série de obras, de esculturas e bordados, com o intuito de ajudar a contar um pouco da história desse cantinho do estado.
Velho Chico
Um encanto à parte da Ilha do Ferro é o fato de estar às margens do Rio São Francisco. Ao visitar o povoado, você pode fazer um passeio de barco a motor pelas águas, com parada na Ilha dos Anjos (ótima para tomar banho) e em um navio afundado. Além disso, o passeio termina com a subida a um morro que possui uma excelente vista do Velho Chico.
Culinária
A culinária é outra atração da Ilha do Ferro. Sobretudo, o quebra-queixo, doce feito com coco ralado e açúcar. É também possível saborear camarão pitu fresco, pescado pelos moradores do povoado, e diversos peixes de água doce, como o Cari.
Tranquilidade
Quem vai à Ilha do Ferro precisa ter em mente que é um lugar de mais pura tranquilidade. O acesso pode ser feito pela AL-220, até chegar no município de Pão de Açúcar, seguindo depois por uma estradinha de barro. Contudo, também é possível chegar ao lugar de barco, pelo Rio São Francisco.
Há uma única pousada no povoado e uma bodega que vende cachaça, cerveja, o famoso quebra-queixo e mais um pouco de tudo. Primordialmente, a Ilha do Ferro é um destino para quem busca contemplar a arte produzida na madeira e nos bordados, além de admirar a beleza do Velho Chico.
Agora que conhece esse destino incrível, não deixe de visitar a Ilha do Ferro! E fique de olho em nosso blog: aqui tem sempre dicas de passeios e paisagens incríveis para você!
Posts relacionados
Comentários
Pesquisar mais
Categorias
Últimos posts
Redes sociais
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.