Festas juninas em Alagoas: origem e tradições

Pulicado em: Alagoas, Maceió

24
jun/22

Hotel Tambaqui - Banner blogpost - Festas Juninas

 

O mês de junho é um dos meses mais aguardados pelos alagoanos, por todos os nordestinos e por quem ama visitar o nordeste. Isso, claro, devido às festas juninas.

Em Alagoas esse é o período em que as tradições, a música, a comida e a cultura nordestina ganham mais brilho. Quer conhecer um pouco mais sobre as festas juninas, principalmente no estado de Alagoas? Continue lendo!

 

Origem das festas juninas no Brasil

 

As comemorações das festas juninas no Brasil, surgiram com a chegada dos colonizadores europeus lá pelo século XVI. Na Europa já se costumava realizar festas durante o mês de junho, período de passagem do inverno para o verão, para comemorar as boas colheitas.  Posteriormente, essas festividades passaram a ser assimiladas pela Igreja Católica para comemorar os dias dos santos.

Com a chegada desses festejos ao Brasil, costumes portugueses, espanhóis e franceses se misturaram aos dos africanos e indígenas, e a elementos típicos do interior do país,  resultando na festança das “Festas Juninas” que conhecemos hoje. 

 

Tradições

sao-joao-no-litoral-14-foto-itawi-albuquerque

Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

 

Em Alagoas, a tradição junina é muito forte. Os alagoanos esperam 11 meses para curtir os festejos juninos.

Em todo o estado alagoano, de norte a sul, são realizados arraiais e festas regadas de muita música, dança e comida típica. As pessoas vestem roupas especiais em tecidos florais e xadrez, as casas, ruas e salões são enfeitados com bandeirinhas e balões coloridos, e as ruas são tomadas por fogueiras que esquentam nas noites mais frias. Vamos falar um pouco mais sobre cada tradição mais a frente.

 

Religiosidade

Santo Antônio São João Batista e São Pedro

Santo Antônio São João Batista e São Pedro

 

Como falamos anteriormente, as festas juninas foram assimiladas pela Igreja Católica para comemorar os dias dos santos, especialmente: Santo Antônio, o santo casamenteiro (dia 13), São João, o santo festeiro (dia 24), e São Pedro, o pescador (dia 29).

No dia de cada santo são acesas as fogueiras juninas, também conhecidas como fogueiras de São João. É ao redor dessas fogueiras que muitos dançam, bebem e comem para festejar os santos. E quando a fogueira está quase no final, com bastante brasa, muitas pessoas aproveitam para assar o milho sobre a fogueira.

 

Festas em todo o estado

 

Se tem uma coisa que o alagoano — e todo o povo nordestino — sabe fazer é festa! De norte ao sul do estado, do litoral ao sertão, festas caseiras, festas públicas e privadas fazem a alegria dos alagoanos e turistas.

Em Alagoas, o forró pé-de-serra domina as festas que ocorrem nos bairros e casas, especialmente no interior. Atualmente, nos grandes centros a festa fica por conta de shows públicos e privados de bandas de forró e sertanejo.

 

Quadrilha junina

Sao-Joao-no-litoral-foto-itawi-albuquerque

Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

 

E por falar em festas, o que não pode faltar são as chamadas quadrilhas juninas. Dança de origem francesa, trazida ao Brasil pela corte portuguesa, a quadrilha conquistou o povo e se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer as colheitas e homenagear os santos populares. Já enraizada a nossa cultura, ganhou um teor caipira, com uma linguagem que se aproxima dos meios sertanejos e nordestinos.

As quadrilhas levam para todo o estado de Alagoas um festival de cores, música, roupas estilizadas e passos ensaiados. Hoje, chamada de quadrilha estilizada, as quadrilhas misturam a tradição com a modernidade em disputas acirradas que agitam e alegram tanto a população quanto os turistas.

 

Comidas típicas

Hotel Tambaqui - festas juninas

 

Não dá para falar de festa junina sem falar das comidas típicas, não é mesmo? Para o alagoano, não existe festa junina sem milho. É bolo de milho, mungunzá, canjica, pamonha, milho cozido, milho assado… Além das comidas à base de amendoim, como a paçoca e pé-de-moleque, por exemplo. Comidas que você certamente irá encontrar em uma festa junina típica.

 

Religiosidade, música, dança, comidas, fogueiras, tradição e muita festa. Todos esses elementos ajudam a compor as festas juninas espalhadas por todo o estado em arraiais de todos os tamanhos. E visitar Alagoas durante esse mês é algo muito especial que faz com que o turista se conecte com as raízes locais e viva uma experiência incrível e inesquecível.

Venha conhecer Alagoas e tudo o que o nosso estado tem de melhor para te agregar! Aproveite as condições especiais da baixa temporada e faça a sua reserva no Tambaqui Praia Hotel através do nosso WhatsApp 82 99116 – 5869 ou do nosso site www.hoteltambaqui.com.br. Estamos te esperando!


Posts relacionados


Comentários


Instagram

@hoteltambaqui
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.